Páginas

PRIMEIRA CASA DE UPANEMA

segunda-feira, setembro 25, 2006


Conhecida também pela “Casa de seu Luizinho” foi provavelmente a primeira construção erguida com tijolo cozido e barro da localidade. Construída na antiga Rua da Palha hoje Salviano Florêncio e apelidada carinhosamente de Rua Velha, estava posicionada na parte mais elevada da rua e de frente para o poente. Seguindo padrões da época não havia recursos de pilastra, laje ou concreto simples e armado. Os tijolos eram “sentados” em duplas e muito grandes. Nas soleiras das portas e janelas colocava-se como sustentação madeira. A cumeeira bastante elevada tinha a finalidade de resfriar o ambiente. Internamente as divisões dos quartos e salas eram feitas por paredes que não chegavam até o teto por ser completado por madeira que facilitava a circulação do ar. Há relatos de que sua construção foi realizada entre 1895 a 1900 e que deva ter sido construída por alguns destes pedreiros: João Afonso, João Golberto, Manoel Tertuliano, e Chico Agostinho que ficaram famosos por fazerem parte dos pedreiros que erguerem a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição em tijolo. Antes era de taipa e coberta com palha. Acredita-se que Joaquim Bezerra foi seu primeiro dono, homem de atitudes enérgicas, era casado com uma irmã de D. Nazaré que era esposa de seu Luizinho último morador da casa.
Durante muitos anos a casa de seu Luizinho, como era conhecida, foi referencial para os feirantes e estudantes dos sítios, pois a sua “latada” servia de sombra para amarrarem seus animais após a travessia do rio vindo dos sítios da região.
Devido infiltrações e o cupim ter atacado a madeira, no final da década de oitenta, como havia risco de desabamento, ao invés de reformarem a casa acharam melhor derruba-la!

2 comentários:

Luxemburgo Lanches disse...

inda bem q tem isso
eu procurei em todo canto e num achava
essa foi minha salvação

Skyder Squibeel disse...

Sabia que Gilnara ia comentar aqui! Kkkkkkkk'

- Ray Rosther xD

 
História de Upanema | by TNB ©2010